UM DIA NA VIDA
SESSÃO FOTOGRÁFICA
O registo de um dia completo, sem encenações, da vida em família ou em casal. Uma reportagem que permite eternizar memórias verdadeiramente genuinas, retratando aquilo que são as dinâmicas únicas de cada família, tal como são em determinado momento da vida.
FAQ
O QUE É FOTOGRAFIA DOCUMENTAL?
Como fotógrafo documental, limito-me a fazer uma reportagem genuina do que acontece, sendo que nada é encenado.
O resultado não são sempre fotografias tecnicamente perfeitas, com a luz ideal ou um enquadramento impecável. Mas com certeza são fotos únicas, em que se captam momentos irrepetíveis. Estes são sem dúvida registos que são as verdadeiras memórias da família, exactamente como é e no momento da vida que vive. E isso são os sorrisos, mas também as birras, são as brincadeiras, as rotinas de todos os dias, as roupas que sempre usam e os objectos que normalmente vos rodeiam.
O QUE GOSTAS MAIS NO TEU TRABALHO ENQUANTO FOTÓGRAFO DOCUMENTAL?
Sem dúvida, o facto de todos os casais e famílias serem muito diferentes e terem dinâmicas muito próprias. Adoro que nada seja controlado ou embelezado, e o caos que às vezes se cria. Gosto também muito do inesperado, de ser surpreendido, por exemplo, por aquele pequeno gesto afectuoso que surge tão naturalmente a meio de um dia normal.
O QUE É UMA REPORTAGEM “UM DIA NA VIDA”?
Uma reportagem destas começa normalmente logo de manhã, em casa, à hora a que a família normalmente acorda. E eu começo logo aí a registar as vossas rotinas e o que costumam fazer nos vários momentos do dia. Por exemplo, é sábado e a família costuma ir passear de manhã, e à tarde vêem um filme e brincam por casa? Ou então vão à praia, ao jogo de futebol, ou ao supermercado? Pode ser qualquer coisa, desde que seja natural para vocês. A reportagem termina normalmente quando os mais pequeninos se vão deitar.
UM DIA INTEIRO NÃO SERÁ DEMASIADO?
Eu acredito que uma reportagem documental tenho muito a ganhar por ser mais longa, por dois motivos:
Depende sempre de família para família, mas normalmente demora sempre algum tempo para que a familia se habitue de facto à minha presença e se consiga “esquecer” que eu estou ali.
Por outro lado, existe beleza em tantos instantes! E um dia, especialmente de uma família com mais do que um filho, divide-se em tantos momentos diferentes, em que tantas coisas distintas acontecem, que há sempre muito a documentar.
Mas, se chegarem à conclusão que um dia é demasiado, podemos fazer apenas uma parte do dia, por exemplo só uma manhã ou uma tarde.
PORQUÊ UMA SESSÃO “UM DIA NA VIDA”?
Porque todos os dias acontecem momentos, pequenos gestos ou detalhes que marcam o dia-a-dia de uma família e nos quais existe imensa beleza. Uma sessão documental permitirá ter registos genuinos do que são aqueles momentos em família, de todos os dias, que compõem, de facto, a história e a memória de cada família.
Mas se tiverem dúvidas sobre se este é o serviço certo para vocês, podemos sempre conversar e até mesmo marcar uma reunião para que me possam expôr todas as dúvidas e saber ainda mais sobre o meu trabalho.
COMO SE FAZ A ENTREGA DO TRABALHO? QUANTAS FOTOGRAFIAS E QUANTO TEMPO?
Cerca de quatro semanas após a sessão fotográfica, dependendo do volume de trabalho, irão ter acesso a uma galeria online com cerca de 250 fotografias editadas por mim, uma a uma. Esta galeria é ideal caso queiram partilhar as fotografias com amigos ou família, sendo permitido o download das mesmas de forma gratuíta. Depois receberão uma caixa de madeira com algumas fotografias impressas e uma pen-drive onde estão as fotografias da galeria em alta resolução.
POSSO OFERECER UMA SESSÃO “UM DIA NA VIDA” A ALGUÉM?
Claro que sim. Se acharem que uma sessão fotográfica destas é o presente ideal para alguém especial, eu tenho vouchers disponíveis para assinalarem essa oferta.