FOTOGRAFIA DOCUMENTAL DE CASAMENTO
REPORTAGEM DOCUMENTAL
Reportagem documental de casamento, onde se eternizam momentos de uma forma muito natural. Um registo genuíno de um dia tão especial, intervindo o mínimo possível, e procurando retratar as emoções vividas, o espontâneo e o inesperado.
FAQ
COMO SURGIU A PAIXÃO PELA FOTOGRAFIA DE CASAMENTO? PORQUE FOTOGRAFAS CASAMENTOS?
Sendo eu um apaixonado pela vida e pelas coisas bonitas de todos os dias, e adorando fotografar pessoas, sinto que a fotografia de casamento me dá o melhor dos dois mundos.
Adoro conhecer pessoas novas e conviver com elas. Então, poder estar com elas num dia tão importante, vê-las a viver com as emoções à flor da pele, e poder registar esses momentos para que possam sempre ser recordados, faz-me vibrar como nenhum outro tipo de fotografia.
Estou ali, sinto-me vivo na presença de tudo aquilo, e tenho total liberdade para contar a história daquele dia segundo a minha visão pessoal.
Não sou particularmente bom com as palavras, pelo que deixo que as minhas fotografias falem por mim. Espero que transmitam o que sinto.
O QUE PODEMOS ESPERAR DO TEU TRABALHO? COMO DESCREVERIAS O TEU ESTILO?
Tento ser muito discreto e o menos interventivo possível ao longo de todo o dia, tanto para os noivos como para os convidados. Evito que a minha presença perturbe os momentos ou altere a forma como as pessoas os estão a viver. É difícil identificar-me com um estilo em particular. Embora considere que o meu trabalho é uma forma de foto-jornalismo, por retratar só e apenas o que está a acontecer, a verdade é que a minha visão, a forma como escolho enquadrar e aquilo a que escolho dar atenção, resulta num trabalho um pouco subjectivo, mas sempre espontâneo e feito de uma forma muito natural. Diria que sou um fotógrafo documental.
FAZ DIFERENÇA TERES FOTOGRAFADO NO LOCAL ONDE IREMOS CASAR?
Não, de todo, até pelo contrário. Especialmente, sendo a minha forma de fotografar documental, o facto de o local ser novo para mim, irá estimular-me ainda mais, pois tudo será uma descoberta e um deslumbramento maiores, o que me faz querer explorar ainda mais todos os cantos e enquadramentos possíveis.
E SE QUISERMOS FOTOGRAFIAS COM CONVIDADOS? E SESSÃO SÓ DO CASAL NO DIA, FAZES?
Claro que sim, se assim o desejarem. Não é costume os clientes procurarem-me por tirar fotografias posadas, mas, por vezes, acontece quererem algumas dessas fotos, e eu compreendo perfeitamente a importância das mesmas. Apenas costumo pedir para me falarem no assunto, de forma a arranjarmos forma de o fazer, evitando com isto a tradicional fila, e evitando roubar-vos tempo para saborearem o dia do vosso casamento.
A sessão no dia, é facultativa, dependendo apenas e só da vossa vontade. Quando assim o querem, é algo muito simples e rápido, não mais do que 5 a 10m de uma forma muito dinâmica e em movimento, sem poses ou indicações da minha parte.
FAZES SESSÃO DE SOLTEIROS? ACONSELHAS FAZER?
Sim. Para mim fazer uma sessão fotográfica antes do dia do casamento é de extrema importância. Principalmente para nos conhecermos melhor e para que fiquem mais à vontade com a minha presença e a das máquinas. Assim, no vosso grande dia tudo irá fluir mais naturalmente, e terão mais tempo para aproveitar o dia ao máximo junto dos amigos e da família.
COMO SE FAZ A ENTREGA DO TRABALHO? QUANTAS FOTOGRAFIAS RECEBEMOS? SÃO EDITADAS? QUANTO TEMPO DEMORAS A ENTREGAR AS FOTOGRAFIAS?
Até oito semanas após o casamento é-vos dado o acesso a uma galeria on-line com cerca de 1200 fotografias editadas por mim, uma a uma. Esta galeria é a forma ideal de partilharem as fotografias com os vossos convidados, sendo permitido o download das mesmas de forma gratuita (baixa resolução), ou, caso pretendam, podem adquirir as mesmas em suporte físico diretamente na plataforma, que também é loja online.
No caso de terem adquirido álbum, cerca de duas semanas depois, é-vos enviada a maquete do mesmo. Depois disso, dependendo da vossa aprovação, recebem o álbum final impresso.
Na entrega final é-vos oferecida uma caixa de madeira com algumas fotografias impressas e uma pen-drive onde estão as fotografias da galeria em alta resolução.
ESTÁS DISPONÍVEL PARA VIAJAR PARA OUTRAS CIDADES? E OUTROS PAÍSES?
Estou sempre pronto para conhecer novos lugares, culturas e tradições, pelo que estou disponível para trabalhar por todo o país e fora de Portugal também.
TRABALHAS SOZINHO OU EM EQUIPA?
Costumo trabalhar sozinho. Mas, se por algum motivo for necessário mais um fotógrafo, como por exemplo, casamentos com mais de 100 convidados, costumo trabalhar com fotógrafos da minha confiança, de forma a conseguir garantir a mesma qualidade fotográfica.
TAMBÉM FAZES VÍDEO OU SÓ FOTOGRAFIA?
Só fotografia, mas posso recomendar algumas equipas de vídeo com uma visão semelhante à minha no que toca a forma de trabalhar e de estar.
DESPESAS DE DESLOCAÇÃO E/OU ALOJAMENTO
Em Portugal continental, as deslocações estão incluídas num raio de 100km, a partir das Caldas da Rainha. Para outras distâncias, será aplicado um custo de 0,35€/km, além de possíveis custos adicionais com alojamento, a avaliar conforme o horário de início ou término do evento.
Para casamentos fora de Portugal continental, será necessária uma análise caso a caso.
O QUE MAIS GOSTAS NOS CASAMENTOS? EMOCIONAS-TE?
Claro que sim, não disse já que sou um romântico incurável? Eheh
Gosto particularmente de ver as pessoas emocionadas, mas também gosto do inesperado, e de todos aqueles pequenos instantes que acontecem nos intervalos entre o que estava planeado.
HÁ QUANTO TEMPO FOTOGRAFAS CASAMENTOS?
Comecei a fotografar casamentos em 2006, pelo que deixo o cálculo para vocês, hehe! 😉